23 janeiro 2010

Multimistura: Uma receita para salvar vidas.

Receita retirada do site Rebidia - Rede Brasileira de Informação e Documentação sobre Infância e Adolescência.

O que é a multimistura?

FARINHA MULTIMISTURA

A Pastoral da Criança sempre procurou trabalhar suas ações de forma simples, para que todos consigam realizá-las e se beneficiar delas. Um exemplo é o uso da fita braquial para verificar o estado nutricional das gestantes.

A farinha multimistura é outro exemplo simples. Para prepará-la, não é necessário ter materiais sofisticados. Além disso, a maioria dos ingredientes podem ser encontrados na própria comunidade, adquiridos através de doações ou comprados por um baixo preço.

Como deve ser a composição da farinha multimistura?

1. Não existe fórmula pronta. O mais importante é fazer a farinha multimistura com os alimentos típicos de cada região e que sejam de fácil acesso.

2. A farinha multimistura deve ser feita de acordo com a necessidade de quem vai usar.

Por exemplo:
Para uma pessoa que está com anemia e não precisa ganhar peso, uma farinha multimistura rica em ferro vai ajudar na sua recuperação. Além da multimistura, esta pessoa deve consumir também outros alimentos ricos em ferro, como as folhas verde-escuras, melado de cana, fígado, etc.

Para uma criança ou gestante que precisa ganhar peso, é indicada uma farinha multimistura rica em sementes, por causa das calorias (girassol, gergelim, abóbora, etc).

Quando a farinha multimistura for usada para o preparo de mingaus, é bom colocar também uma farinha de cereal, como o fubá, a farinha de trigo, a farinha de aveia, de mandioca e outras.

Quando a farinha multimistura for usada num prato salgado (arroz, feijão, farofa, etc), não há necessidade de colocar farinha de cereal porque o amido já estará presente.

3. Para fazermos a farinha multimistura, devemos conhecer bem os alimentos que vamos usar, pois existem alimentos que são tóxicos, e precisam de cuidados especiais quando forem preparados. Vejam os nutrientes dos alimentos mais comuns usados para fazer a farinha multimistura:
  • * A farinha de trigo, de aveia, de milho (fubá) e de outros cereais é rica em amido, gordura e proteína - dão energia e ajudam na formação dos músculos.
  • * As sementes são ricas em gordura, proteína, vitaminas e minerais - além da energia e da formação dos músculos, são importantes para o regular o funcionamento do corpo.
  • * Os farelos de trigo e de arroz são ricos em vitaminas, ferro, cálcio, zinco e fibras - além de ajudar na formação do sangue e dos ossos, e no crescimento e funcionamento do corpo, esses alimentos servem para regular o intestino, evitando a prisão de ventre.
  • * As folhas verde-escuras são riquíssimas em vitamina A, ferro, cálcio e outros nutrientes - além da formação do sangue e dos ossos, esses alimentos aumentam a resistência contra doenças, são importantes para a visão, crescimento do corpo, formação e manutenção da pele.
  • * A casca de ovo é riquíssima em cálcio.





O que acontece com os nutrientes quando aquecemos a farinha multimistura?

O calor pode alterar os nutrientes dos alimentos. Alguns nutrientes se perdem e outros são mais aproveitados quando passam pelo calor. Por exemplo:
O amido e as proteínas são mais aproveitados pelo corpo quando os alimentos são cozidos, fritos ou assados.

As gorduras não perdem o seu valor energético com a ação do calor.

Algumas vitaminas são destruídas pelo calor, outras não. A vitamina C é a mais sensível. Por isso, já no processo de secagem das folhas, boa parte desta vitamina se perde. A vitamina A resiste bem ao calor, principalmente se forem acrescentadas algumas gotas de óleo ao cozinhar o alimento. As vitaminas E, do complexo B, niacina e outras, também não são destruídas pelo calor.

Os minerais como o ferro, o zinco e o cálcio não são destruídos pelo calor. O ferro é mais aproveitado quando o alimento é cozido.

Então, como aproveitar melhor os nutrientes da farinha multimistura?

1. Acrescentando a farinha no final do cozimento dos alimentos, ou seja, nos últimos 5 minutos;
2. Acrescentando a farinha ao apagar o fogo, no caso de sopas, molhos, feijão, etc;
3. Acrescentando a farinha multimistura na preparação de pães.

Além da Farinha Multimistura, é importante comer todos os dias uma MULTIMISTURA DE ALIMENTOS, ou seja, uma VARIEDADE DE ALIMENTOS, de tipos e cores diferentes (frutas, verduras, grãos, etc).

Quanto mais colorido for o prato, melhor!
Quanto mais colorido for o prato, melhor!
Quanto mais colorido for o prato, melhor!

Quanto mais colorido for o prato, melhor!

Quanto mais colorido for o prato, melhor!

Esta variedade ajuda as pessoas a terem mais saúde.

Eveline Cunha Moura
Assessora Técnica em Nutrição da
Coordenação Nacional da Pastoral da Criança


-------------------------------------------------

Receita de pão feito com a Multimistura

Ingredientes:
500 gramas de farinha de trigo
100 gramas de multi mistura
300 mililitros de água morna
2 laranjas-suco
1 ovo
2 colheres de óleo de milho
2 colheres de sopa de açucar cristal
1 tablete de fermento
1 colher de sopa de sal

Modo de preparar:
Em uma vasilia, colocar a água morna, o suco de laranja e o tablete de fermento bem dissolvido.
Bater o ovo com o óleo de milho, sal, açucar e acrescentar a água, o suco de laranja e o fermento; adicionar a farinha dee trigo e a Multimistura New Life amasssar até formar uma massa homogênea. Deixar crescer por 30 minutos, sovar e enrolar os pães. repousar por mais de uma hora e meia até que se complete o crescimento. Levar ao forno para assar a 150 graus durante 35 minutos.

Observação: receita para 3 pães aproximadamente 350 gramas de cada um.
Receita retirada do site Educacional da Pastoral da Criança.

Conheça esse trabalho e faça parte desta história. Se a Pastoral da Criança já realizou tanta coisa a partir apenas de um sonho, imagine podendo contar com você.