25 janeiro 2010

Por nossos olhos (3)

FOTOGRAFIAS DO COTIDIANO.
Nosso olhar sobre São Paulo.
Janeiro de 2010.

Franco da Rocha debaixo D’Água.
Por Wilian Forestto

Centro da cidade de Franco da Rocha em dezembro de 2009.


Todo o Brasil está sofrendo devido às chuvas neste final de ano. Muitos episódios da conseqüência do crescimento urbano desordenado e a ação do homem sobre a natureza.

Como podemos visualizar na foto acima, abaixo deste viaduto existe um rio que corta a cidade, isto é um fato perfeitamente normal para a sociedade em vivemos hoje, uma sociedade urbana que cada vez mais sufoca a natureza.
As causas dessas enchentes são fenômenos naturais que acontecem periodicamente, as cheias dos rios existem para a fertilização do solo que está às suas margens. Mas como é de costume as áreas próximas dos rios são totalmente habitadas e impermeabilizadas pelo asfalto, concreto e outros, tornando as enchentes um problema para milhares de pessoas.

Além disso, existe a grande pergunta: “em quem devemos colocar a culpa dessas catástrofes?”

Na população? Ou nos governos? Talvez nos dois?

Enfim, os efeitos do crescimento urbano desordenado estão por toda a parte e não nos cabe julgar de quem é a culpa de tudo isso, porém, podemos mudar a forma com que todos nós tratamos o meio ambiente, trabalhando em conjunto, para que catástrofes como esta sejam evitadas. É preciso existir harmonia entre o homem e o meio ambientes, pois se não houver, episódios como este serão cada vez mais freqüentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você tem a dizer sobre isso?