FOTOGRAFIAS DO COTIDIANO.
Nosso olhar sobre São Paulo.
Janeiro de 2010.
Franco da Rocha debaixo D’Água.
Por Wilian Forestto
Todo o Brasil está sofrendo devido às chuvas neste final de ano. Muitos episódios da conseqüência do crescimento urbano desordenado e a ação do homem sobre a natureza.
Como podemos visualizar na foto acima, abaixo deste viaduto existe um rio que corta a cidade, isto é um fato perfeitamente normal para a sociedade em vivemos hoje, uma sociedade urbana que cada vez mais sufoca a natureza.
As causas dessas enchentes são fenômenos naturais que acontecem periodicamente, as cheias dos rios existem para a fertilização do solo que está às suas margens. Mas como é de costume as áreas próximas dos rios são totalmente habitadas e impermeabilizadas pelo asfalto, concreto e outros, tornando as enchentes um problema para milhares de pessoas.
Além disso, existe a grande pergunta: “em quem devemos colocar a culpa dessas catástrofes?”
Na população? Ou nos governos? Talvez nos dois?
Enfim, os efeitos do crescimento urbano desordenado estão por toda a parte e não nos cabe julgar de quem é a culpa de tudo isso, porém, podemos mudar a forma com que todos nós tratamos o meio ambiente, trabalhando em conjunto, para que catástrofes como esta sejam evitadas. É preciso existir harmonia entre o homem e o meio ambientes, pois se não houver, episódios como este serão cada vez mais freqüentes.
25 janeiro 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você tem a dizer sobre isso?